O privilégio da vida!

 

“Ao exibir ao mundo sua visão da natureza, onde o micro torna-se macro, o artista parece estar incessantemente entrando em um floresta desconhecida abrindo novas picadas, fazendo surgir em sua arte um nova expectativa de vida... aos olhos de Roberto Mei”

Aos seis anos, o artista Roberto Mei, 66, casado com Dirce Macedo Mei, 65, pai de Ana Luzia, Mateus e Luciano e também avô de três netos, já pichava muros com carvão. Neste tempo, falar em arte era mesmo uma “bobagem”! Assim formou-se técnico em contabilidade e tornou-se funcionário público, trabalhando na Receita Federal durante toda uma vida.
Para relaxar, nos finais de semana ousava algumas pinceladas. Em certo momento, resolveu experenciar técnicas próprias; após quatro a cinco tentativas, desistiu. Definitivamente, a arte entrou em sua vida no fim da década de 50, quando visitou a primeira Bienal: ficou quatro dias consecutivos embriagado pela arte do criar... Logo ficou incentivado a estudar e realizou alguns cursos por correspondências e concluiu outros que fizeram a diferença. Quadros e mais quadros... Mas foi em Ubatuba, onde reside há nove anos, que o momento mágico aconteceu; nesta época, ele ainda era veranista.
No fundo do quintal, a depressão tomava conta do seu ser... Então, uma luz surgiu divinamente direcionada aos olhos que o induzia a mirá-los na árvore no fundo do quintal e conduziu-o, fazendo-o ir em busca daquela pequenina folha seca que acabara de desprender-se de sua matriz para dar lugar a outras folhas, então seu destino... transformar-se em adubo, fortalecendo a raiz... assim o ciclo da vida!
Mas quem poderá registrar este momento de vida e de pura beleza, contida em tão pequenina folha? Assim o artista Roberto Mei passou a transformar o micro em macro, eternizando-o e compartilhando com toda a humanidade e permitindo que todos possam perceber. Quadros... esculturas... e o que mais sua imaginação permitir, materiais diversos, réplicas perfeitas... imaginação à solta... dimensões sem limites.
Já participou de inúmeras exposições e trás em sua carreira cinco consideráveis prêmios; o último foi recentemente: uma menção honrosa no Mapa Cultural deste ano.
Quem quiser conhecer um pouco mais deste talentoso artista, que também escreve crônicas de histórias vividas por sua pessoa, e suas obras poderá visitá-lo no site www.uol.com.br/bobmei  Maiores informações no e-mail bubmei@uol.com.br ou no ateliê residencial, sito a rua Tomaz Câncer, 342 - Praia Grande, Ubatuba/SP, fone: (12) 3835-2078.Em busca do belo...